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REMEXE, COOPERATIVA DE MODA SUSTENTÁVEL DO LÁ DA FAVELINHA, LANÇA COLEÇÃO “REVOGUE” - Revista Viva Grande BH
 REMEXE, COOPERATIVA DE MODA SUSTENTÁVEL DO LÁ DA FAVELINHA, LANÇA COLEÇÃO “REVOGUE”

REMEXE, COOPERATIVA DE MODA SUSTENTÁVEL DO LÁ DA FAVELINHA, LANÇA COLEÇÃO “REVOGUE”

LANÇAMENTO ACONTECE EM TRANSMISSÃO AO VIVO NO DIA 29/10 NO YOUTUBE DO CENTRO CULTURAL
A marca Remexe, cooperativa de moda sustentável do Centro Cultural Lá da Favelinha, revela todo o potencial da moda de favela e vai lançar sua nova coleção: Revogue. O lançamento acontece na próxima quinta-feira, 29 de outubro, às 20h, em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube do Centro Cultural: youtube.com/ladafavelinha.
O evento vai contar com a participação da dupla Hot e Oreia, da rapper Karol Conka e do estilista Ronaldo Fraga, que vão comentar sobre a nova coleção a partir da exibição das fotos e do vídeo editorial. A programação do evento ainda conta com momento gastronômico com as cozinheiras do projeto Frente Humanitária, que vão usar roupas da marca ao ensinar a receita de um tropeiro, e depoimento da turismóloga Josie Celestino sobre a importância do turismo periférico.
A coleção Revogue foi desenvolvida a partir de retalhos de roupas usadas e o editorial foi produzido em nove pontos turísticos do Aglomerado da Serra: Beco Passarela, Praça do Cardoso, Mirante do Campim, Canão, Ateliê Remexe, Centro Cultural Lá da Favelinha, Barbearia Milagre, Pista de skate e Rua da Água.
O conceito surge da palavra revogar e faz um pedido para que a roupa tenha a chance de ser algo novo. A coleção também vem para revogar um olhar preconceituoso sobre a periferia, que é vista como um lugar de tristeza, que vende o crime e a morte. A coleção revela então um pedido para que a periferia seja vista como realmente é: um lugar de potência, que vende a vida, a cultura e a arte.
O editorial e o programa que será transmitido ao vivo surgem de uma adaptação do Favelinha Fashion Week para o ambiente virtual, de modo que os desfiles foram adaptados para o cotidiano filmado a fim de atender às medidas de prevenção ao Covid-19.

Ficha técnica
Roupas: Carla Santos e Miliane Rodrigues – Remexe
Beleza: Noeli Francis
Cabelo/Tranças: Africanizì
Styling: David Souza – Remix
Foto: Marcio Rodrigues
Assistente: Sarah Leal
Produção: Kdu dos Anjos e Cysi dos Anjos

Modelos:
Isabella Rodsil
Dudu Sorriso
Camille Reis
Tiphany Gomes
Vitinho do Passinho
Carla Santos
Miliane Rodrigues
MC Labrador
Wallison Culu
Negona Dance
Vídeo editorial
Direção: Vito Soares
Assistente de Direção e Produção: Gabriela Ferrer
Direção de Fotografia e Cor: Oliverzort
Câmera: Victor Abaurre
Trilha: Rafael Fantini

Remexe
A marca Remexe é uma cooperativa de moda sustentável que surgiu em julho de 2017 a partir de um “desafio fashion” proposto aos moradores das vilas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Inspirada nas diversas manifestações artísticas-culturais da comunidade e na rotina dinâmica da favela, a marca usa a metodologia upcycling, através da qual as estilistas e costureiras, todas moradoras da comunidade, produzem roupas novas a partir do reaproveitamento e ressignificação de peças usadas e resíduos têxteis. Assim, a Remexe desafia os conceitos de gênero da moda, promove a sustentabilidade e a diversidade cultural e provoca uma reflexão sobre os hábitos de consumo e os impactos da indústria da moda.

Favelinha Fashion Week
O Favelinha Fashion Week tem movimentado o mundo da moda em Belo Horizonte ao apresentar uma nova forma de fazer moda, que se destaca por ser inovadora, pela diversidade cultural e pela sustentabilidade. Produzido pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, a proposta do evento é promover marcas independentes da comunidade local, grupos culturais e a economia criativa, além de revelar artistas de diferentes idades, tamanhos e aparências que moram no Aglomerado da Serra.
O evento surgiu em referência as tradicionais semanas de moda e a primeira edição aconteceu em janeiro 2017, no Beco Passarela, na Vila Santana do Cafezal, no Aglomerado da Serra. Com o sucesso e visibilidade que teve, o evento trouxe novas demandas e oportunidades e já passou por vários outros lugares da cidade, além de ter sido realizada uma edição em Londres, na Inglaterra.
Assim, o Favelinha Fashion Week assume o papel de mudar a realidade a sua volta ao romper com padrões socialmente impostos e provar que a favela é a moda. Com isso, o evento mostra como a favela é protagonista de sua própria produção cultural, tendo as vivências e contexto do próprio espaço como referências.

Frente Humanitária

O Centro Cultural Lá da Favelinha e a Associação Comunitária de Moradores do Cafezal, com o apoio do Instituto Unibanco, realizaram o projeto social Frente Humanitária. Com o objetivo de fortalecer as famílias do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, que tiveram suas rendas afetadas durante o período de pandemia do novo coronavírus, o projeto entregou, em três meses de atuação, 18 mil cestas básicas e distribuiu diariamente duas mil marmitas para os moradores das oito vilas que compõem o Aglomerado. Além disso, a Frente Humanitária também doou 18 mil kits de limpeza e 60 mil máscaras, produzidas pela marca Remexe, e desenvolveu um informativo para conscientizar a população sobre a prevenção ao Covid-19 e sobre a violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Com a iniciativa, o Centro Cultural e a Associação Comunitária geraram 75 empregos diretos, 300 indiretos e atenderam mais de 70 mil pessoas.

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