Lu Mattos apresenta seu universo “Poptrópicosfera” em show que exalta a diversidade musical
REMEXE, COOPERATIVA DE MODA SUSTENTÁVEL DO LÁ DA FAVELINHA, LANÇA COLEÇÃO “REVOGUE”
- Estilo Grande BH Moda
- Pradino
- 27 de outubro de 2020
- 0
- 1523
LANÇAMENTO ACONTECE EM TRANSMISSÃO AO VIVO NO DIA 29/10 NO YOUTUBE DO CENTRO CULTURAL
A marca Remexe, cooperativa de moda sustentável do Centro Cultural Lá da Favelinha, revela todo o potencial da moda de favela e vai lançar sua nova coleção: Revogue. O lançamento acontece na próxima quinta-feira, 29 de outubro, às 20h, em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube do Centro Cultural: youtube.com/ladafavelinha.
O evento vai contar com a participação da dupla Hot e Oreia, da rapper Karol Conka e do estilista Ronaldo Fraga, que vão comentar sobre a nova coleção a partir da exibição das fotos e do vídeo editorial. A programação do evento ainda conta com momento gastronômico com as cozinheiras do projeto Frente Humanitária, que vão usar roupas da marca ao ensinar a receita de um tropeiro, e depoimento da turismóloga Josie Celestino sobre a importância do turismo periférico.
A coleção Revogue foi desenvolvida a partir de retalhos de roupas usadas e o editorial foi produzido em nove pontos turísticos do Aglomerado da Serra: Beco Passarela, Praça do Cardoso, Mirante do Campim, Canão, Ateliê Remexe, Centro Cultural Lá da Favelinha, Barbearia Milagre, Pista de skate e Rua da Água.
O conceito surge da palavra revogar e faz um pedido para que a roupa tenha a chance de ser algo novo. A coleção também vem para revogar um olhar preconceituoso sobre a periferia, que é vista como um lugar de tristeza, que vende o crime e a morte. A coleção revela então um pedido para que a periferia seja vista como realmente é: um lugar de potência, que vende a vida, a cultura e a arte.
O editorial e o programa que será transmitido ao vivo surgem de uma adaptação do Favelinha Fashion Week para o ambiente virtual, de modo que os desfiles foram adaptados para o cotidiano filmado a fim de atender às medidas de prevenção ao Covid-19.
Ficha técnica
Roupas: Carla Santos e Miliane Rodrigues – Remexe
Beleza: Noeli Francis
Cabelo/Tranças: Africanizì
Styling: David Souza – Remix
Foto: Marcio Rodrigues
Assistente: Sarah Leal
Produção: Kdu dos Anjos e Cysi dos Anjos
Modelos:
Isabella Rodsil
Dudu Sorriso
Camille Reis
Tiphany Gomes
Vitinho do Passinho
Carla Santos
Miliane Rodrigues
MC Labrador
Wallison Culu
Negona Dance
Vídeo editorial
Direção: Vito Soares
Assistente de Direção e Produção: Gabriela Ferrer
Direção de Fotografia e Cor: Oliverzort
Câmera: Victor Abaurre
Trilha: Rafael Fantini
Remexe
A marca Remexe é uma cooperativa de moda sustentável que surgiu em julho de 2017 a partir de um “desafio fashion” proposto aos moradores das vilas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Inspirada nas diversas manifestações artísticas-culturais da comunidade e na rotina dinâmica da favela, a marca usa a metodologia upcycling, através da qual as estilistas e costureiras, todas moradoras da comunidade, produzem roupas novas a partir do reaproveitamento e ressignificação de peças usadas e resíduos têxteis. Assim, a Remexe desafia os conceitos de gênero da moda, promove a sustentabilidade e a diversidade cultural e provoca uma reflexão sobre os hábitos de consumo e os impactos da indústria da moda.
Favelinha Fashion Week
O Favelinha Fashion Week tem movimentado o mundo da moda em Belo Horizonte ao apresentar uma nova forma de fazer moda, que se destaca por ser inovadora, pela diversidade cultural e pela sustentabilidade. Produzido pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, a proposta do evento é promover marcas independentes da comunidade local, grupos culturais e a economia criativa, além de revelar artistas de diferentes idades, tamanhos e aparências que moram no Aglomerado da Serra.
O evento surgiu em referência as tradicionais semanas de moda e a primeira edição aconteceu em janeiro 2017, no Beco Passarela, na Vila Santana do Cafezal, no Aglomerado da Serra. Com o sucesso e visibilidade que teve, o evento trouxe novas demandas e oportunidades e já passou por vários outros lugares da cidade, além de ter sido realizada uma edição em Londres, na Inglaterra.
Assim, o Favelinha Fashion Week assume o papel de mudar a realidade a sua volta ao romper com padrões socialmente impostos e provar que a favela é a moda. Com isso, o evento mostra como a favela é protagonista de sua própria produção cultural, tendo as vivências e contexto do próprio espaço como referências.
Frente Humanitária
O Centro Cultural Lá da Favelinha e a Associação Comunitária de Moradores do Cafezal, com o apoio do Instituto Unibanco, realizaram o projeto social Frente Humanitária. Com o objetivo de fortalecer as famílias do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, que tiveram suas rendas afetadas durante o período de pandemia do novo coronavírus, o projeto entregou, em três meses de atuação, 18 mil cestas básicas e distribuiu diariamente duas mil marmitas para os moradores das oito vilas que compõem o Aglomerado. Além disso, a Frente Humanitária também doou 18 mil kits de limpeza e 60 mil máscaras, produzidas pela marca Remexe, e desenvolveu um informativo para conscientizar a população sobre a prevenção ao Covid-19 e sobre a violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Com a iniciativa, o Centro Cultural e a Associação Comunitária geraram 75 empregos diretos, 300 indiretos e atenderam mais de 70 mil pessoas.